A importância dos caminhoneiros autônomos

a importância do caminhoneiro autonomo

Qual a importância dos caminhoneiros autônomos para a economia brasileira e para que a própria profissão se desenvolva e possa oferecer um ambiente de trabalho mais favorável para estes profissionais?

 

Sabemos que os caminhoneiros são diretamente responsáveis pelo reabastecimento de uma diversidade imensa de mercadorias para o comércio dos lugares mais e menos acessíveis do país. Seja levando alimentos para Manaus ou para a periferia de São Paulo: o transporte de cargas feito pelos caminhoneiros é fundamental.

 

Daí a importância dos caminhoneiros autônomos para que o transporte seja feito de forma eficaz e o abastecimento seja mantido.

 

Vale ressaltar que a ausência destes profissionais tem, ainda, um impacto extremamente negativo na economia brasileira, principalmente, no que se refere às pequenas e médias empresas. 

 

Também prejudica a oferta e a prestação de serviços como abastecimento de combustível, água, alimentos etc. isto porque cerca de 60% do transporte de cargas em solo brasileiro é realizado, sobretudo, por caminhoneiros, principalmente, os autônomos.

 

O transporte de cargas também representa uma boa parte do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, por isso, se não há este tipo de transporte, é claro que não haverá produção e distribuição de riqueza, em razão disso, a economia emperra e toda a ‘cadeia’ que sustenta o PIB também. 

 

Diante disso _ e aqui colocamos apenas algumas questões _ vemos porque os caminhoneiros autônomos são tão importantes. 

 

Atravessando o país de norte a sul, levando mercadorias das mais diversas e fundamentais para tantos profissionais que os esperam em hospitais, postos de combustíveis, centrais de distribuição de alimentos, supermercados, escolas e etc. eles são, literalmente, responsáveis por manter a economia do Brasil viva e em pleno crescimento. 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment